Sobre Psicopedagogia agora é EDUPP!

Este blog agora é EduPP! Acesse nosso novo site! www.edupp.com.br

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Falecimento do prof. Reuven Feuerstein



Faleceu ontem, 29/04, aos 93 anos, o professor Reuven Feuerstein, criador da Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural, que se desdobrou num programa de desenvolvimento do potencial cognitivo - o PEI - Programa de Enriquecimento Instrumental - e na E.A.M- Experiência de Aprendizagem Mediada.

O professor Feuerstein foi  discípulo de Piaget e um revolucionário para seu tempo, na medida em que , de forma pioneira, difundiu ideias a respeito da plasticidade cerebral entre educadores.
Seu trabalho é reconhecido mundialmente e difundido pelo ICELP, em Israel.
No vídeo, um síntese da ideia que sempre acalentou: a crença no ser humano e em suas potencialidades.



Como a escrita pode melhorar o raciocínio

A escrita pode ajudar muito na hora de tomar decisões importantes ou ter boas ideias !
Constantemente somos colocados em situações nas quais nos vemos obrigados a tomar decisões o mais rápido possível. No entanto, você se sente seguro quando isso acontece ou costuma demorar a pensar em soluções? Se você escolheu a segunda opção, saiba que a escrita pode ajudá-lo (e muito) nesse processo.

Fonte: Shutterstock
Fonte: Shutterstock
A escrita é importante para a organização de todos os pensamentos que temos

Nossa cabeça funciona como uma gigante usina de ideias, de modo que pensamos muito sobre várias coisas e diversas vezes perdemos o foco sobre nossos objetivos – que, no caso, consistem em encontrar uma solução para as situações que devemos enfrentar. A escrita entra justamente na organização de todos os pensamentos que temos, de modo a visualizar nossas opções, analisá-las e tomar a decisão mais eficiente.

Pode ser que você haja dificuldade em começar a escrever. Entretanto, não existem regras: escreva tudo o que passar pela cabeça e, quando achar que já tem anotações o bastante, pare e organize-as, filtrando o que pode realmente funcionar e descartando o que não pode.

Essa técnica funciona não só em situações do dia-a-dia, mas também em reuniões de negócios e processos criativos em geral, visto que basta estabelecer um tema e deixar que a sua cabeça cuide do resto. No fim, tudo o que você terá que fazer é reorganizar o seu raciocínio de forma lógica no papel.

Sempre que quiser raciocinar com maior rapidez e clareza, escreva! A solução para os seus problemas está dentro de você, basta escrevê-la e torna-la visível.

Leia as matérias anteriores