Sobre Psicopedagogia agora é EDUPP!

Este blog agora é EduPP! Acesse nosso novo site! www.edupp.com.br

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

CURSO SOBRE O USO DA CAIXA DE AREIA NO DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO


O Jogo de Areia à luz da teoria piagetiana: uma estratégia de diagnóstico e intervenção psicopedagógica.

Docente: Maria Teresa Messeder Andion, Mestre pela Universidade São Marcos em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Processos Ensino-Aprendizagem, Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Arte Terapeuta, Coordenadora Psicopedagógica da ONG Projeto Semear, Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicopedagogia Gestão 2008-2010.

O Jogo de Areia (Sandplay) é um método terapêutico criado por Dora Kalff, terapeuta junguiana suíça entre 1954-1956. Discípula de Carl Gustav Jung, Kalff recebeu todo apoio teórico de seu mestre para a implantação do método. O Jogo de Areia consta de duas caixas de areia, uma contendo areia seca, outra areia molhada e objetos de miniaturas de várias espécies, com as quais o paciente constrói um cenário.
O Jogo de Areia à luz da teoria piagetiana é uma possibilidade de instrumento de diagnóstico e intervenção psicopedagógica clínica no qual se focaliza alguns pressupostos da teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget e dos processos de aprendizagem.

Objetivo:Proporcionar aos participantes à possibilidade de desenvolver o conhecimento do Jogo de Areia em uma perspectiva histórica e da teoria piagetiana.

Local:  Fundação Aprender, rua dep. Ribeiro de Rezende 494, Centro, Varginha, tel; 3222-1214.

Metodologia:Exposição teórica com apresentação de imagens (Multimídia)
Dinâmica Prática nas caixas de areia com reflexão oral.
Investimento: 88,00.

CURSOS A DISTÂNCIA DO EDUCEAD COMEÇAM EM 15/03



Desenvolvido como um programa de ensino a distância, via internet, o EducEAD é uma parceria entre o Psicopedagogia On Line e a Fundação Aprender.

O EducEAD oferece cursos de capacitação com as seguintes vantagens:
grande flexibilidade quanto ao horário e local de estudo é excelente para quem tem problemas de tempo e acessibilidade;
autonomia e ritmo próprio de aprendizado;
conteúdos focados na realidade brasileira;
redução de custos e ganho de eficiência, especialmente no ensino corporativo.

O Psicopedagogia On Line atua como Centro de Informações e Pesquisas para as Áreas de Educação e Saúde Mental, e vem ampliando sua importância no Brasil, América Latina, Espanha e Portugal através de artigos, entrevistas, opiniões, trabalhos, estudos, pesquisas, monografias e teses das mais consagradas Instituições de Ensino Universitário, Profissionais Liberais, Educadores, Orientadores, Especialistas e Estudantes que colaboram fazendo com que nosso acervo seja incomparável em qualidade, quantidade e variedade de temas e assuntos.

A Fundação Aprender é uma instituição sem fins lucrativos que atua capacitando as comunidades e os profissionais para que desenvolvam suas potencialidades por meio de processos de Educação Continuada, explorando as possibilidades materiais oferecidas pela sociedade e as perspectivas que se abrem nas novas relações do mercado de trabalho. Oferece cursos de capacitação, de atualização profissional e de pós-graduação lato-sensu em ní vel de especialização e de aperfeiçoamento, em parceria com Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo MEC. Mantém atividades clí nicas e de pesquisa, cria e fabrica jogos e materiais psicopedagógicos e desenvolve projetos sociais, praticando o voluntariado e a responsabilidade social.

Certificados emitidos pela Fundação Aprender e o Psicopedagogia On Line

Leia as matérias anteriores